terça-feira, 2 de junho de 2009

Helmut Berger



Estava lembrando de como Helmut Berger sempre foi um ator pouco conhecido no Brasil, mas que fez incríveis filmes ao lado do seu parceiro, o diretor de cinema Luchino Visconti.

Ele e Visconti foram casados durante 12 anos, pois além de seu mentor, Visconti dividia a mesma cama que ele. Ele conta que ficou viúvo aos 32 anos, quando Visconti faleceu, em 1976.

Inclusive achei uma foto de Helmut no Brasil nos anos 70, acima, ao lado de sua grande amiga Florinda Bolkan (imagina o que eles não aprontaram).


Helmut realmente foi estourar com o filme Os Deuses Malditos (no original, The Damned) dirigido por Visconti e no qual ele tem uma inesquecível cena dublando Marlene Dietrich, fantasiado de mulher. Inclusive diz que Marlene adorou a versão dele (isto ele conta na sua biografia). Ele também estrelou o épico Ludwig, também dirigido por Visconti.

Achei um site dedicado a ele com fotos de seus filmes, posters e vários trechos da sua autobiografia, Ich (nunca lançada no Brasil): www.helmut-berger.com

Entre os trechos estão as bebedeiras com Liz Taylor (com quem filmou Ash Wednesday), as fugas da casa de Visconti (ele gostava de sair e Visconti de ficar em casa), as bebedeiras e colocações no iate de Niarchos, a vez em que dormiu com Mick e Bianca Jagger (mas não transaram, segundo ele), sua amizade com Romy Schneider e muito mais.

Helmut hoje está afastado das telas e diz que largou as drogas e o álcool.

Nenhum comentário: