segunda-feira, 15 de junho de 2009

Vagas estrelas da Ursa Maior




É sempre um prazer descobrir obras de cineastas que amamos e que ainda não tinhamos visto. Isto aconteceu comigo recentemente ao ver o filme "Vagas estrelas da Ursa-Maior", nunca lançado em dvd no Brasil e dirigido pelo mestre Luchino Visconti.

O filme é Visconti puro, chique, sensual, lidando com fantasmas do passado e filamdo de maneira simples, com ótimo desempenho dos atores Claudia Cardinale e Jean Sorel, ambos no ápice de sua beleza física. Os dois fazem o papel de dois irmãos que foram muito ligados, sugerindo um envolvimento amoroso entre os dois (o que remete a famosa personagem grega Electra). Como o filme é de 1965, sempre fica esta dúvida, mas vale a pena ver como Visconti lida com este tema.

Claudia Cardinale é uma recém casada que leva seu novo marido para conhecer a casa de seus familiares, um palacete no interior da Itália e a partir disto ela reencontra o irmão (Sorel), a mãe, além de se questionar sobre a morte de seu pai.

Destaque também para Jean Sorel (na foto acima, numa cena do filme), um dos atores mais bonitos dos anos 60, ele também é o marido de Catherine Deneuve em "A Bela da Tarde".

Adorei uma declaração de Visconti sobre o filme no qual ele diz que não se sabe quem são os verdadeiros culpados e as verdadeiras vítimas e que este foi o seu filme mais trabalhoso de fazer.

Um comentário:

Felipe Dall'Anese disse...

Baixei mas não consegui ver, o som tava muito ruim.
VOu tentar achar uma cópia por aqui.