segunda-feira, 3 de novembro de 2008

the fire within


Vi mais um filme incrível de Louis Malle, ¨The Fire Within¨(traduzido aqui como ¨30 anos esta noite¨) com o sensacional Maurice Ronet pela Criterion Collection ( a salvação de todos os cinemaníacos).

O filme é completamente underrated, poucos falam dele e achei um filme de uma sensibilidade absurda: o filme trata de um suicida, Alain Leroy, vivido por Ronnet, que pretende dar fim a sua vida e antes quer rever as pessoas que foram importantes para ele. Ou seja, desde o começo sabemos que o personagem vai morrer, é um filme sobre a desilução de viver, de uma pessoa que queria tocar as coisas, mas não conseguia; que amou, só que não conseguiu ser amado do jeito que queria.

Alain aproveitou a vida de maneira rápida, se jogava pencas, ficava com várias mulheres, foi casado com uma americana, e morava numa clinica onde sua familia eram os outros pacientes.

Ronet faz a o papel de sua vida, parece que o personagem foi escrito para ele. Malle se baseou num livro da época dadísta, de um escritor que cometeu suicídio: Pierre Drieu La Rochelle. Nos extras, interessantes documentários que falam da importância do filme, com uma entrevista do ator Mathieu Amalric (o ator do soberbo ¨O Escafandro e a borboleta¨), Alexandra Stewart (a linda ex-mulher de Malle e que trabalha no filme como Solange), Volker Schlondorf (o diretor alemão de O Tambor e que era assistente de Malle na época), entre outros.

Ronet já havia trabalhado com Malle em outro grande filme: Ascensor para o escadafalço e também com Jeanne Moreau ( que faz em Fire Within um pequeno, mas importante papel).

Um comentário:

Leo Felipe disse...

Tu já leu o livro que inspirou o filme? É muito legal. Saiu pela Brasiliense, naquela excelente coleção Circo de Letras. É de um francês, Pierre Drieu La Rochele, uma figura polêmica que apoiava o fascismo nos anos 30 e foi colaboracionista na época em que Hitler invadiu Paris. By the way, Ronet é o cara!