quarta-feira, 6 de maio de 2009

Nico





Nico é um ícone: cantora, modelo, musa, personalidade especial, até hoje ela continua sendo um mistério. Recentemente vi um documentário sobre ela chamdo Nico Icon (disponível em dvd americano) e fiquei ainda mais surpreso em conhecer esta figura tão enigmática.
Nico era linda, loira, alta, alemã, ela tinha uma beleza estonteante tendo conquistado Fellini (que a usou como figurante em La Dolce Vita) e principalmente de Andy Warhol, que apadrinhou-a em seu grupo na Factory nos anos 60. Ele era o responsável pela sua participação no Velvet Underground, banda a qual ele lançou junto com Paul Morrisey e cujo álbum da banana, além de ter a capa concebida por ele, é considerado um dos grandes discos de rock de todos os tempos.
O documentário conta tudo, inclusive suas paixões por Jim Morrison (o líder do The Doors), Lou Reed, Jackson Browne e Alain Delon, com o qual teve um filho que nunca foi reconhecido como legítimo por ele.
Nico era viciada em heroína, mas isto não a impedia de ser uma das figuras mais incríveis da música, mesmo tendo apenas um disco ao lado do Velvet, ela seguiu uma brilhante carreira solo, com álbuns produzidos por John Cale (seu parceiro no Velvet). Nico não gostavaa de ser bonita, achava que isto atrapalhava o julgamento que faziam dela. Ela veio a falecer em 1988, em Ibiza, simplesmente passeando de bicicleta. Mesmo hoje, com tantas beldades existentes, olhr para Nico é ainda chocante, ela continua sendo um dos seres mais lindos que já existiu na face da terra.

Acima duas imagens de Nico, incluindo o ensaio que fez com Warhol para a capa da revista Esquire em 1967.

Nenhum comentário: