quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Mishima


Revi há poucos dias o filme ¨Mishima¨ dirigido por Paul Schrader em 1985 e que acabou de sair numa edição luxuosa da maravilhosa Criterion Collection (capa acima), com livreto especial contando vários detalhes da tentativa de levar as telas a vida deste controverso escritor japonês.

Mishima foi um dos escritores mais famosos do Japão no século XX e morreu cometendo suicídio ao tentar invadir o quartel general do exército japonês com o exército de 4 homens que havia criado, em 1970.

O interessante é que um filme sobre a vida de Mishima misturado com contos e estórias que ele escreveu, misturando passado e presente, fantasia e realidade.

Mishima era homossexual, mas a família procurou esconder isto ao máximo (no filme tem apenas uma cena que ele vai a um bar gay e dança com outro homem), já que era casado, além de ser uma figura pública.

O filme, quando foi lançado nos anos 80, veio cercado de polêmica, pois o governo japonês queria impedir a sua exibição (ele chegou a ser cortado do festival de Cannes na época).

Hoje o filme continua uma bonita obra de arte, com desempenho magistral de Ken Ogata no papel principal, além de direção de arte impecável, belissimos cenários, figurino, fotografia misturando preto e branco e cores.

o roteiro é de Leonard Schrader (o mesmo de O beijo da Mulher Aranha e irmão de Paul), a narração em off é de Roy Scheider, música de Philip Glass (utilizada em muitos comerciais, figurino de Eiko Ishioka (a mesma de Dracula de Coppola e da abertura dos jogos olimpicos deste ano) e a produção vem assinada por Francis Ford Coppola e George Lucas.

Um comentário:

MShida disse...

O filme é lindo, a historia meio depre. E essa capa nova? Psicodelia triste, genial!!