terça-feira, 16 de setembro de 2008

Venus in Furs


Jess Franco é um cineasta cujos filmes misturam terror e erotismo e hoje virou cult.

Eu já havia visto um filme dele chamado ¨Vampyros Lesbos¨, famoso principalmente pela sua trilha sonora lounge.

Há poucos dias vi um filme dele que já tinha muito ouvido falar chamado Venus in Furs (traduzido erroneamente no Brasil como Venus em Fúria e disponível em dvd) de 1969. O título se baseia numa novela de 1870 de Sacher Masoch ( do ano de 1870 e originário do termo sado-masoquismo)e o Velvet Undreground também tem uma música com o mesmo nome (ainda antes do filme, de 1967).

O filme se passa em Instambul e também no Rio de Janeiro (onde aparecem várias cenas do carnaval de rua da época)e mistura fantasia e realidade na estória de um músico que encontra um corpo de uma bela mulher morta numa praia em Instambul e depois vem a encontrá-la alguns anos depois no Rio de Janeiro.

O visual do filme é primoroso, do figurino aos cenários, as cores e no elenco o nome mais conhecido é o de Klaus Kinski. Duas curiosidades: o ator principal, James Darren, era um dos atores da série Túnel do Tempo e a trilha é de Manfred Mann, um dos grandes músicos dos anos 60.

Jess Franco nunca teve muito sucesso comercial com seus filmes, mas seu trabalho merece ser redescoberto, ainda mais que ele dirigiu uns 100 filmes, mas os do final da década de 60 e os da década de 70 continuam sendo os mais bacanas.

Nenhum comentário: