terça-feira, 30 de setembro de 2008

Valentino


Vi neste final de semana numa sessão quase vazia do Festival do Rio o documentário ¨Valentino, o último imperador¨dirigido por Matt Tyrnauer (colaborador da Vanity Fair), um dos grandes sucessos do último festival de Veneza, onde foi aplaudido de pé.

Bem, fiquei super feliz de ter visto um mês depois da estréia mundial e me diverti muito, pois o filme acompanha o dia a dia do Valentino, entramos no atelier dele onde ele discute com as costureiras, passeamos com ele pela Via Veneto, viajamos com ele para suas casas em Paris e Gstaad (onde ele esquia), andamos no seu luxusoso iate, vamos nas festas para amigos famosos, enfim, tem toda esta perucagem...

Mas além disso, o documentário mostra também o fim de um tempo, pois Valentino está para se retirar (sabemos pelo início do filme que um ano a frente ele fará seu desfile de despedida)e junto com ele vai toda uma era de glamour, de Jackie O., Audrey Hepburn, Sophia Loren...

Outro personagem muito importante no filme é seu sócio e companheiro Giancarlo Giammetti, que aguenta todos os ataques de estrelismo da ¨diva¨ Valentino, desde cenários que ele não gosta até penteados que ele não concorda.

O filme encerra com o festão de 45 anos de carreira do estlista que parou Roma, com uma produção de apenas 200 mil euros, cenários de Dante Ferreti (que apenas fez Fellini e recentemente Sweeney Todd, pelo qual ganhou o Oscar de direçaõ de arte)e uma lista de convidados que vai de Uma Thurman, Sarah Jessica Parker, até Donatella Versace e Karl Lagerfeld (a cena em que Valentino pega o kaiser pelo braço e mostra a exposição para ele antes é ótima).

Enfim, o filme faz diverte e emociona e eu recomendo aos amantes da moda e do cinema, pois como ele mesmo fala no filme: ¨que culpa tenho eu de gostar de coisas belas¨.

Um comentário:

GabsGruba disse...

EU AMEI O FILME!!!
Beijos
Gabi (Tadeu's sis)