sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Powell-Pressburger



Não me canso de ver os filmes da dupla Michael Powell e Emeric Pressburger, dois cineastas pouco conhecidos do grande público, mas admirado pelos amantes do cinema.
Eles ficaram famosos pelo filme ¨Os Sapatinhos Vermelhos¨, um dos melhores filmes feitos sobre dança em todos os tempos. O que dizer de uma estória onde a dançarina não consegue parar de dançar depois que calça o tais sapatinhos vermelhos?
Seus filmes tem roteiros impecáveis, atores magníficos e o visual é absurdo, direção de arte sensacional. Não deixem de ver também ¨Peeping Tom¨(que saiu no Brasil com o título ¨A tortura do medo¨) , é um clássico do cinema dos anos 60, onde um fotógrafo assasina mulheres para capturar o momento da iminência da morte em suas fotos, além de ser uma bela homenagem ao cinema.
Recentemente comprei num balaio das Americanas o filme ¨I know where I´m going¨(Eu sei onde fica o paraíso) cuja direção é deles também e vim a saber que é considerado um grande filme e que até já saiu pela Criterion Collection, que só lança tesouros do cinema (aliás, a Criterion lançou todos os deles).
Bem, deles também é ¨Narciso Negro¨, um belissimo filme que ganhou Oscar de Direção de arte e de Fotografia em 1948 e é considerado um dos melhores trabalhos de Deborah Kerr (recentemente falecida). E para completar ¨Tales of Hoofman¨(inédito no Brasil), baseado na ópera de Offenbach e com um visual fantástico.

2 comentários:

gus disse...

i remember you wearing the red shoes at trade... was it there you first performed the pirouette?

miss you bitch, when ru in london next?

clik your heels and make a wish...

arthur disse...

dear, love your post...
hope I can give my pirouettes very soon in old london town...
cheers honey