sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Vanishing Point


Adoro rever filmes que vi na adolescência para ter uma nova visão sobre eles e perceber elementos que antes passaram desapercebidos.
Um destse filmes reprisava muito no Corujão da Globo há muitos anos e chamava ¨Vanishing Point¨(Corrida contra o destino).
O filme é de 1971 e tinha no elenco Barry Newman, Cleavon Little e uma ponta de Charlotte Rampling (no seu primeiro filme americano). A estória é sobre um ex-corredor chamado Kowalski, que trabalha numa revenda de automóveis e tem que levar um carro até São Francisco. Só que nesta jornada ele acaba enfrentando a polícia e tenta fugir de tudo e de todos, inclusive de seu passado (ao longo do filme vamos descobrindo que ele já foi um ex-policial, que lutou no Vietnã e que foi corredor de stock car). Ele é guiado no rádio por um DJ chamado Supersoul e que toca músicas incríveis, desde funk até aqueles rocks bem anos 70. Kowalski acaba se tornando uma espécie de ídolo da contracultura e vai sendo ajudado neste seu trajeto rumo a liberdade (ou assim que ele pensa).
O filme tornou-se um super cult (até nome de álbum do Primal Scream ele foi) e até hoje possibilita várias leituras. Uma delas, que inclusive foi cortada na versão americana, mostra ele se encontrando com a personagem de Charlotte Rampling, que seria um prenúncio de sua morte. Uma das músicas do filme virou vinheta do Globo Repórter.O filme é imperdível e só tem em dvd importado.

2 comentários:

Leo Felipe disse...

tu já viu "o porteiro da noite", da liliana cavani, com a charlotte rampling e o dirk bogarde? muuuito foda.

arthur disse...

já vi, eu tenho o dvd, eu amo de paixão;aliás Charlotte está vindo ao Rio, eu preciso ve-la ao vivo antes de morrer,hehe